RONDÔNIA
Sigla: RO
Habitante: Rondoniano

Bandeira do Estado de Rondônia

Região Norte
Rondônia se localiza na Região Norte, limitando-se com Amazonas(N), Mato Grosso(L), Acre(O), e com a República da Bolívia(S). O estado faz parte da Amazônia Legal e possui dois terços da sua área cobertos pela floresta Amazônica.

A economia do estado se desenvolve através do extrativismo e da agropecuária, que se beneficia da grande quantidade de chuvas que caem em seu território. É grande produtor de grãos - abastece, principalmente, os estados da Região Nordeste. A construção de um porto graneleiro, na capital, e a abertura da hidrovia do rio Madeira facilitam o transporte de seus produtos.

Além da exploração da madeira e da borracha, Rondônia também possui uma das maiores jazidas de cassiterita do mundo, localizada em Ariquemes. A Usina Hidrelétrica de Samuel, construída na década de 80, contribuiu com o processo de industrialização do estado.

O grande potencial turístico de Rondônia está ligado ao rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas. O turismo ecológico através desse rio, que margeia a capital, Porto Velho, atrai milhares de turistas, pela natureza privilegiada e pelas aves exóticas. Uma zona de livre comércio foi construída pelo governo, em Guajará-Mirim, na divisa com a Bolívia, também à margem do rio Madeira. Os visitantes viajam até o local para comprar produtos importados, até a cota permitida de 2 mil reais.

Fatos Históricos
A formação de Rondônia teve início no século XVIII, com a ida de bandeirantes à região em busca de ouro, pedras preciosas e mão-de-obra indígena. Nessa época, foi construído o Forte Príncipe da Beira, às margens do rio Guaporé, em 1776. Mas foi a exploração da borracha que atraiu muitos migrantes, principalmente nordestinos, por volta de 1877.

Em 1943, com o desmembramento de áreas de Mato Grosso e do Amazonas, foi criado o Território Federal de Guaporé, que, em 1956, passou a se chamar Território Federal de Rondônia. Em 1981, foi transformado em estado, com o mesmo nome.

A partir dos anos 60, incentivos fiscais e investimentos federais impulsionaram o crescimento da região, estimulando a migração de milhares de pessoas interessadas na oportunidade de acesso fácil à terra boa e barata. Com isso, houve um grande crescimento da população, na ordem de mais de 300%, oriunda de diversas partes do país.

Dados Gerais

Localização: Oeste da Região Norte
Área: 237.564,51 km2
População:  1.379.787
Relevo: planície a Oeste, depressões e pequenos planaltos a Norte, planalto a Sudeste
Ponto mais elevado: serra dos Pacaás (1.126 m)
Rios principais: Madeira, Ji-Paraná, Guaporé, Mamoré
Vegetação: floresta Amazônica e cerrado a oeste
Clima: equatorial
Hora local: -1h
Capital:  Porto Velho
Habitante: porto-velhense
População: 334.661
Data de fundação: 2/10/1914

Dados estatísticos, governo, economia, saúde, transportes, telecomunicações, visite os sites
www.rondonia.ro.gov.br
e www.ibge.gov.br

Saiba mais sobre outros estados ....

Voltar

© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.