RORAIMA
Sigla: RR
Habitante: Roraimense

Bandeira do Estado de Roraima

Região Norte
Roraima está situado no extremo norte do Brasil. Faz divisa com a Venezuela e a Guiana e abriga em seu território o monte Caburaí, o ponto mais setentrional do país. A floresta Amazônia cobre mais de 60% da sua área.

O estado é o menos populoso do e o de menor densidade demográfica do país. Mais da metade da sua população vive na capital, Boa Vista.

A economia do estado se desenvolve através das atividades ligadas ao setor de serviços, da mineração, da indústria e da agroindústria. Os principais produtos agrícolas do estado são mandioca, milho, laranja e banana.

O estado convivia com sérios problemas de energia elétrica. Em 2001, foi inaugurada, na fronteira entre Brasil e Venezuela, a primeira etapa do Complexo Hidrelétrico de Guri/Macaguá, que fornece energia para Roraima.

Em Roraima, está a maior parte da maior reserva indígena do Brasil, a dos ianomâmis, que tem forte influência na culinária e artesanato da região. 

Fatos Históricos
No século XVIII, a área do atual estado de Roraima passou a ser efetivamente ocupada, para que a Amazônia pudesse ser preservada e protegida de invasores.

Em 1752, iniciou-se a construção do Forte de São Joaquim, próximo ao povoado de Nossa Senhora do Carmo.

No século XIX, foi município da província do Amazonas, permanecendo nessa condição até 1943, quando se transformou no território federal do Rio Branco, por determinação do presidente Getúlio Vargas. Só em 1962, seu nome foi mudado para Roraima.

A partir dos anos 60, os recursos e investimentos do governo federal atraíram empresários e trabalhadores para Roraima, aumentando a população local. A abertura da rodovia Perimetral Norte, em 1983, impulsionou o crescimento das atividades ligadas à criação de gado e à extração de castanha, madeira, ouro e cassiterita.

Em 1988, a Constituição Federal transformou o território de Roraima em estado.

Dados Gerais

Localização: 
Área: 224.118,03 km²
População:  324.397
Relevo: planalto ao Norte e depressões ao Sul
Ponto mais elevado: monte Roraima, na serra do Pacaraima (2.739,3 m)
Rios principais: Branco, Uraricoera, Catrimani, Alalaú, Tacutu
Vegetação: floresta Amazônica, com pequena faixa de cerrado a L
Clima: equatorial a O, tropical a L
Hora local: -1h
Capital: Boa Vista
Habitante: boa-vistense
População: 200.568
Data de fundação: 9/7/1890

Dados estatísticos, governo, economia, saúde, transportes, telecomunicações, visite os sites
www.ouvidoria.rr.gov.br
e www.ibge.gov.br

Saiba mais sobre outros estados ....

Voltar

© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.