Território/ km2:
927.286,2

4 Estados:
Espirito Santo - Minas Gerais
Rio de Janeiro - São Paulo

Influências Culturais
Indígena, Portuguesa, Inglesa, Francesa, Holandesa, Orientais, Migração das Regiões Norte e Nordeste

Veja dados dos Estados

 

 

A região Sudeste é a mais desenvolvida do Brasil. Trabalho, beleza, ação, conhecimento, arte, poder, sol, praias, grutas, montanhas, problemas sociais, arquitetura do estilo barroco ao ultra moderno, movimento, culinária globalizada; a face urbana do país, que imigrantes portugueses, italianos, espanhóis, árabes, alemães, orientais, entre outros, ajudaram a construir e misturar.

Dessa união de povos, ambições, culturas, cores, ideais, peles, cheiros, sentimentos, necessidades; surge a região com a maior população do país, a maior densidade demográfica, a economia mais desenvolvida e industrializada, concentrando, aqui, mais da metade da produção do país.

Essas características estão concentradas principalmente no estado de São Paulo, e na sua capital de mesmo nome, a maior metrópole da América Latina. Estado agitado, centro de negócios industriais e comerciais, intensa vida cultural e artística, com muitos shopping centers e especialidades culinárias do mundo todo em seus restaurantes.

Também no Sudeste temos o Portal turístico do Brasil, o estado do Rio de Janeiro e sua capital do mesmo nome, conhecida como "cidade maravilhosa", com uma natureza exuberante contrastando com modernos edifícios e favelas. No Rio acontece o carnaval mais famoso do mundo, com seus desfiles de escolas de samba.

As lindas praias de Angra dos Reis, Cabo Frio, Búzios, a cidade histórica de Parati, a cidade imperial de Petrópolis, nas montanhas, e uma excelente estrutura hoteleira está preparada para receber turistas de todo o mundo.

No estado do Espírito Santo, com um cenário natural de rara beleza, temos praias repletas de palmeiras, dunas de areias monazíticas e clima tropical o ano inteiro.

Aqui, imigrantes suíços e holandeses deixaram especialmente suas raízes tanto na cultura como nas características físicas.
Já no estado de Minas Gerais a paisagem é de montanhas, vales e grutas e um conjunto arquitetônico em estilo barroco do séc. XVIII. Rica em recursos minerais, ferro, bauxita, ouro, diamantes, pedras semipreciosas, histórias políticas, romances famosos e misticismo.

O artesanato é diversificado com grande quantidade de peças em pedra sabão e ferro.
A culinária, bem regional, é conhecida pela fartura de carnes. São lingüiças, lombo, costelinhas e torresmo de porco, frango, acompanhado com feijão tropeiro, couve e farofa. O queijo Minas está sempre presente, seja no famoso pão de queijo, consumido a toda hora com café ou acompanhando as deliciosas compotas de frutas naturais.

 

© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.