Há algum tempo uma conhecida tela de Vincent van Gogh, "Rapaz de quepe", foi
vendida por 15 milhões de dólares, Nada a estranhar. Um de seus girassóis estava cotado
a 35 milhões. O espanto seria do próprio pintor, se pudesse presenciar um desses
leilões. Van Gogh morreu em 1890 sem ter vendido um só quadro na vida. Não tinha
dinheiro nem para comprar tinta. Perto de morrer, presenteou seu médico (esteve internado
num sanatório) com uma tela que foi usada durante anos para tapar buraco num galinheiro.
Um sujeito esperto passou por lá e comprou-a por uma bagatela Ficou rico.
Só muito mais tarde, nos anos 30 do século 20, é que fariam de Van Gogh um dos gigantes
da pintura moderna. E Inês era morta havia muito. Pode-se dizer que algo parecido
aconteceu com o poeta Fernando Pessoa, que vivia de biscates em escritórios contábeis de
Lisboa, quase sem nenhum reconhecimento. Só depois de sepulto nos Jerônimos é que foram
ver quem era: um dos maiores do século.
E aí me lembro da frase do filósofo espanhol Ortega y Gasset: "O homem é ele
próprio e sua circunstância". Transcrevo de memória, a forma podendo ser outra.
Caso em que o sujeito pode ter todo o talento do mundo mas não ser favorecido pelo
contexto. Pode ter nascido em lugar errado, entre pessoas que não o compreendem, ou até
mesmo ter nascido antes da época, distante de seus verdadeiros contemporâneos.
Não é raro que, mesmo batendo contra muralhas de incompreensão, alguns desses estóicos
mantenham a pose e a perspectiva. Fernando Pessoa parecia saber que escrevia para o
futuro. Stendhal, escritor do século 19, achava que seus leitores estavam no século 20
(e tinha razão). Van Gogh pintou implacavelmente 900 telas em menos de 15 anos, o que
seria impensável se ele não alimentasse uma rija fé em si mesmo
Os diários pessoais andam fora de moda, mas em Genebra houve um sujeito que no século
passado preencheu 16 mil páginas de cadernos com anotações sobre sua tendência ao
fracasso.
Aspirava à filosofia e à literatura, mas nunca teve coragem de se atirar para valer na
feitura de um livro: contentava-se com notas, vinhetas, pequenos esboços. Invejava seus
amigos que tinham mulher e filhos, mas nunca se casou, apesar das três ou quatro
admiradoras que o cortejaram a vida toda. Teve sua primeira relação sexual aos 40 anos.
Nem mesmo foi um grande professor, e ele era o primeiro a admitir que suas aulas eram
tediosas.
"Irresolução, preguiça, inconstância, abatimento, pusilanimidade", escrevia
ele aos 34 anos a.respeito de si mesmo. Aos 51: "A indecisão crônica esterilizou
todas as minhas faculdades". E aos 60, no ano de sua morte: "Os
vaivens da
ilusão, as incertezas do desejo, os sobressaltos da esperança dão lugar à resignação
tranqüila". Em suma, considerava-se um fracasso consumado e parecia ser isso mesmo.
Cuidava apenas de morrer sem mágoa. Nem obra, nem filhos, nem reconhecimento público.
Conformismo, só isso.
Mas estava enganado. O genebrino Henri-Frédéric Amiel não estava destinado ao
esquecimento, como supunha. Mal o sepultaram, seu diário começou a bater asas. Uma
daquelas quatro amigas compilou e publicou urna primeira edição. O livro despertou uma
enorme simpatia do público. Os milhares de leitores logo saltaram para milhões e hoje o
livro está traduzido em todas as línguas cultas. É um clássico.
Ou seja, o repositório dos fracassos de Amiel, seu diário secreto, tornou-se o vetor de
seu sucesso. Do ponto de vista histórico, Amiel é um vitorioso, assim como Van Gogh,
Pessoa e Stendhal. Aqui no Brasil podemos dizer o mesmo de Lima Barreto e Sousândrade,
escritores que não foram reconhecidos em suas épocas. O chato é que, para o artista
morto, a vitória póstuma não existe, salvo se ele puder contemplar seus ouropéis de
onde estiver (caso esteja) Mas é muito possível que, se assim for, já não dará
importância à feira de vaidades armada por marchands, editores e leiloeiros.
Eustáquio Gomes nasceu em Campo Alegre, povoado localizado no oeste de Minas
Gerais, em 1952. Filho de pais lavradores, realizou seus estudos lutando contra
dificuldades, primeiro na cidade de Luz (MG) e depois em Assis (SP), antes de
bacharelar-se em jornalismo pela Universidade Católica de Campinas. Mais tarde tornou-se
Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e defendeu tese sobre os
modernistas de província. Sua infância é tema recorrente das crônicas que tem
publicado em jornais e revistas, como "O mestre escola", "Os
paramentos" e "Paisagem com neblina". Os seis anos vividos em colégios
internos lhe inspiraram um romance, "Jonas Blau". O curso de jornalismo lhe deu
uma profissão, a de repórter e depois editor, que exerce desde os 19 anos. Trabalhou em
jornais do interior do Estado de São Paulo e colabora ocasionalmente em jornais da
capital, tais como O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Entre 1973 e 1981 atuou também
na área de propaganda e publicidade, primeiro na empresa Bosch do Brasil, em Campinas, e
em seguida na White Martins, no Rio de Janeiro. Mas é na condição de jornalista que
está, desde 1982, ligado à Unicamp. Como colaborador regular do jornal Correio Popular,
de Campinas, já publicou mais de 500 crônicas, além de reportagens especiais,
entrevistas culturais e outros textos. Dos dez livros publicados de Eustáquio Gomes, a
maioria é desconhecida do grande público. "A Febre Amorosa", o mais difundido,
está na segunda edição e é considerado "um pequeno clássico do underground"
(Luiz Fernando Emediato). Foi adaptado para o teatro em 1996. Além de "A Febre
Amorosa" (romance, 1994), seus outros livros são: "Cavalo Inundado"
(poemas, 1975), "Mulher que Virou Canoa" (contos, 1978), "Os Jogos de
Junho" (novela, 1982), "Hemingway: Sete Encontros com o Leão" (ensaio
biográfico, 1984), "Jonas Blau" (romance, 1986), "Ensaios Mínimos"
(ensaios, 1988), "Os Rapazes d'A Onda e Outros Rapazes" (ensaio, 1992), "Um
Andaluz nos Trópicos" (entrevista com o pintor Bernardo Caro, 1995),"O Mapa
da Austrália" (romance, 1998) e "A Febre Amorosa: Romance
Bandalho" (romance, 2001) .
Aos domingos escreve no suplemento "Metrópole" do jornal "Correio
Popular", de Campinas (SP), de onde extraímos esta crônica.